29 de outubro – Dia Nacional do Livro

Em 29 de outubro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro, mas você sabe por quê? A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

O Dia Nacional do Livro é uma data que merece ser celebrada, haja vista a importância da leitura para a formação do indivíduo.

Dia Mundial do Livro

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1995, o Dia Mundial do Livro é celebrado no dia 23 de abril.

A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Vega.

O primeiro livro de que se tem relatos foi formado por trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia, escrito em cerâmica e pedra. No entanto, o primeiro livro impresso foi a Bíblia, em 1455, pelo alemão Johannes Gutenberg.

Dia do livro infantil

Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros, nasceu no dia 18 de abril de 1882. Como forma de homenagem por ele ter escrito grandes obras da literatura infantil, o dia do seu aniversário transformou-se também no Dia do Livro Infantil.

Sítio do Picapau Amarelo é a obra-prima da literatura infantil de Lobato. As histórias eram passadas em um sítio e contaram com personagens icônicos, como Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e Saci-Pererê.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/29-outubrodia-nacional-livro.htm